Rinoplastia em Nariz Negróide

Introdução:

Apresentamos um caso de Rinoplastia Preservadora em Nariz Negróide, realizado em uma paciente de 50 anos. Em busca de uma melhora estética e funcional do nariz, a paciente procurou por uma abordagem que proporcionasse resultados naturais, sem estigmas e com a possibilidade de aprimoramento na qualidade de sua respiração nasal.

Desafios Iniciais:

Durante a primeira consulta, a paciente expressou seu desconforto em relação à aparência do nariz, descrevendo-o como “grosseiro para o seu rosto”. O nariz apresentava características como ponta globosa, base alar larga e leve irregularidade no dorso nasal osteocartilaginoso. Além disso, sofria de rinite crônica, sem alívio significativo após tratamentos anteriores.

Avaliação Funcional e Estética:

Os exames revelaram um desvio de septo, confirmado posteriormente por tomografia, além de palidez e hipertrofia de cornetos. A avaliação estética evidenciou uma leve giba osteocartilaginosa, assimetria de narinas, base óssea e alar alargadas, ponta nasal globosa, raiz baixa e pele espessa.

Simulação Digital e Planejamento:

Utilizamos a simulação digital para projetar o resultado da rinoplastia, alinhando as expectativas da paciente com as possibilidades reais e proporções ideais.

Segunda Consulta e Preparação:

Na segunda consulta, revisamos os exames pré-operatórios, discutimos o plano cirúrgico e orientamos sobre as medicações pós-operatórias. Fotografias pré-operatórias foram tiradas em vários ângulos e a simulação digital foi revisada para garantir a satisfação da paciente.

Cirurgia – Rinoplastia Preservadora em Nariz Negróide:

Optamos por uma abordagem de rinoplastia preservadora, minimizando o trauma e preservando ao máximo os tecidos moles, ligamentos e estruturas nasais. Destacamos o acesso fechado, a preservação do tecido mole e do ligamento de Pitanguy, bem como a rinoplastia de preservação de dorso. Durante a cirurgia, realizamos osteotomias laterais para reduzir a largura da base óssea, alectomia bilateral para diminuir a largura da base alar e preenchimento da raiz nasal com gel de cartilagem do próprio septo. Enfatizamos a utilização mínima de enxertos, evitando a necessidade de cartilagem de costela. Além disso, foram realizadas turbinectomia bilateral e septoplastia para melhorar a respiração.

sexto dia pós-operatório de rinoplastia preservadora em nariz negroide
Sexto dia pós-cirurgia

Pós-operatório e Evolução:

A paciente obteve uma excelente evolução pós-operatória, com mínimo inchaço e ausência de roxidão facial. Após 5 meses da cirurgia, o resultado é notável, sem intercorrências, e a paciente está extremamente satisfeita com os resultados parciais, os quais ainda tendem a aprimorar-se ao longo do tempo.

Conclusão:

A Rinoplastia Preservadora em Nariz Negróide não apenas alcançou a harmonização estética desejada pela paciente, mas também promoveu uma melhora significativa em sua qualidade de vida. Ao respeitar suas características étnicas e preservar a função nasal, esta intervenção cirúrgica destaca-se como uma abordagem completa e satisfatória para atender às necessidades e expectativas individuais.

Antes e Depois – Rinoplastia em Nariz Negróide

×