Rinoplastia Quaternária – Superando Desafios

Antes e Depois Rinoplastia Quaternária


Gostaríamos de compartilhar mais uma história inspiradora de superação e sucesso em nosso consultório. Desta vez, destacamos um caso desafiador de Rinoplastia Quaternária, que não apenas demonstra a técnica e dedicação envolvidas em nosso trabalho, mas também o compromisso com a saúde e bem-estar dos nossos pacientes.

Neste caso específico, nos deparamos com uma paciente que estava enfrentando sua quarta rinoplastia. O histórico incluía intervenções anteriores que, infelizmente, resultaram em complicações estéticas e respiratórias significativas, gerando não apenas preocupações físicas, mas também um impacto emocional considerável.

Rinoplastia Primária e Secundária:

A jornada começou em 2018, quando a paciente decidiu realizar sua primeira rinoplastia em sua cidade natal, com foco estritamente estético, envolvendo apenas a raspagem do dorso nasal. No entanto, o resultado não atendeu às expectativas, levando-a a buscar uma segunda abordagem em novembro de 2020, com outro profissional. Nessa ocasião, a cirurgia, realizada por técnica aberta com enxerto de cartilagem costal, acabou desencadeando uma série de complicações, incluindo infecção pós-operatória e comprometimento estrutural do nariz.

Rinoplastia Terciária

Diante desses desafios, uma terceira cirurgia foi realizada, envolvendo a remoção de outra cartilagem costal para reconstruir o nariz. No entanto, mais uma vez, complicações surgiram, incluindo infecção persistente, inchaço significativo, secreção purulenta, necrose das cartilagens e retração de tecido. O processo exigiu um ciclo prolongado de tratamento com antibióticos e acompanhamento especializado, incluindo infectologistas e sessões de oxigenoterapia hiperbárica.

Preparação para Rinoplastia Quaternária

Em fevereiro de 2023, a paciente chegou até nós, ainda enfrentando dificuldades respiratórias e sequelas estéticas significativas. A partir desse momento, dedicamos meses à preparação meticulosa, avaliando cuidadosamente cada aspecto do caso e alinhando expectativas realistas com a paciente.

Rinoplastia Quaternária

Finalmente, em outubro de 2023, realizamos a cirurgia tão aguardada, adotando acesso fechado (sem corte externo) para minimizar ao máximo o risco de nova infecção pós-operatória e preservar a integridade do tecido nasal.

Os resultados até o momento são promissores: a paciente experimenta uma recuperação suave, sem necessidade de terapia hiperbárica, sem sinais de infecção ou complicações significativas. Sua capacidade respiratória melhorou consideravelmente, refletindo não apenas o sucesso da intervenção, mas também o alívio de meses de desconforto e preocupação.

Embora reconheçamos que o processo de cicatrização ainda esteja em andamento, estamos confiantes de que continuaremos a acompanhar de perto a evolução da paciente, oferecendo suporte e cuidados adicionais conforme necessário.

Este caso exemplifica não apenas os desafios enfrentados na rinoplastia repetida, mas também a importância da abordagem individualizada e da colaboração interdisciplinar na busca por resultados positivos. Estamos gratos por poder contribuir nessa transformação e esperamos poder compartilhar mais histórias de sucesso no futuro.

Antes e Depois

Se você também está considerando uma rinoplastia ou enfrenta desafios semelhantes, não hesite em entrar em contato. Estamos aqui para oferecer suporte, orientação e soluções personalizadas para suas necessidades específicas.

×