Perfilometria facial

A perfilometria facial é o estudo das medidas da face, baseado em proporções entre suas partes, visando o que seria uma face mais bela e harmônica aos olhos do observador. A partir dela, podemos detectar alguma possível alteração inestética a ser corrigida. Por isso, se torna uma ferramenta valiosa quando seus conceitos são aplicados em uma Rinoplastia. 

Atualmente existem vários programas de computador que modificam a imagem na tela para o resultado pretendido, o que facilita a analise da perfilometria de cada paciente. As principais medidas utilizadas na perfilometria, em relação ao nariz, são: 

  • O ângulo nasolabial (entre o nariz e o lábio): é o ângulo formado por uma linha que tangencia o lábio superior e outra que tangencia a columela. No homem, deve ser de 90° ou 100°, e na mulher de 95° a um máximo de 110°. Determina a rotação da ponta nasal
  • Terço Facial: Traçando-se linhas horizontais que passam pelo ponto de inicio dos cabelos na testa, pela região da glabela, outra entre as narinas – espinha nasal anterior e pela borda inferior do queixo, obtêm-se 3 regiões que possuem aproximadamente as mesmas medidas em uma face harmônica. 
  • Quinto Facial: Traçando-se linhas verticais que passam pelos cantos internos e externos dos olhos, e as mais laterais que passam pela parte externa da cabeça quando se olha o indivíduo de frente. Uma face harmônica ficará dividida em 5 partes semelhantes, com a largura entre as bordas externas das narinas adquirindo aproximadamente essa mesma proporção. Assim, essa medida é muito importante para avaliar a largura ideal das narinas e quando necessário, dar auxilio na quantidade ideal de redução das mesmas, na cirurgia. 
  • Projeção normal da ponta nasal: Em uma visão do paciente de perfil, se traçarmos uma linha vertical desenhada sobre o ponto mais projetado do lábio superior consideramos que a projeção do nariz é adequada quando 50-60% da ponta nasal encontra-se anterior a esta linha. E o comprimento do nariz pode ser correlacionado com à projeção da ponta na razão aproximada de 1(comprimento) : 0,67 (projeção da ponta). 

Como dito anteriormente, essas medidas são as principais, porém existem várias outras, além dessas, que lançamos mão na hora da realização de um planejamento cirúrgico de rinoplastia. Sempre com objetivo de alcançar um resultado mais harmônico, belo e proporcional, individualizado à face de cada paciente.